top of page

Especialidades Médicas

Quando procurar ajuda de um psiquiatra?

Saber quando procurar tratamento para transtornos de saúde mental é importante, muitas vezes, a família ou os amigos são os primeiros a suspeitar que alguém próximo está sendo desafiado por sentimentos, comportamentos e/ou condições ambientais que o fazem agir de forma disruptiva, rebelde ou triste. Isso pode incluir, mas não está limitado, a problemas com relacionamentos, sono, alimentação, abuso de substâncias, dentre outras condições. É importante saber que pessoas de diferentes idades terão diferentes sintomas e comportamentos.

É importante que as famílias que suspeitarem de um ou mais problemas nessas áreas busquem tratamento o mais rápido possível.

Consulte o Dr. Daniel Filho que cuida da psiquiatria de adultos e também da psiquiatria da infância e adolescência.

Tipos Mais comum de transtornos

  • Depressão
    É um transtorno de humor grave que afeta todo o seu corpo, incluindo seu humor e pensamentos. É importante saber que a depressão não é uma falha de fraqueza ou caráter. É um desequilíbrio químico em seu cérebro que precisa ser tratado.
  • Transtorno de Humor
    É uma categoria de doença relacionada a mudanças de humor e inclui outras doenças como: transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno depressivo persistente, ciclotimia e o transtorno afetivo sazonal.
  • Transtorno Bipolar
    É um transtorno do humor. Faz com que uma pessoa tenha ciclos de mudanças extremas de humor que vão além dos altos e baixos normais. Uma pessoa com este transtorno terá períodos de alegria e extrema excitação. Seguido de sensação de tristeza e depressão.
  • Ansiedade
    A maioria das pessoas apresenta sentimentos de ansiedade antes de um evento importante, como um exame, apresentação de trabalho, casamento. Faz com que as pessoas se sintam assustadas, angustiadas e desconfortáveis sem motivo aparente.
  • Distúrbios Alimentares
    São doenças psiquiátricas reais e complexas que podem ter sérias consequências para a saúde, produtividade e relacionamentos. Inclui a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno compulsivo são doenças biopsicossociais.
  • Esquizofrenia
    É uma doença cerebral complexa. Geralmente é hereditária e pode causar sintomas preocupantes. Isso pode incluir ouvir vozes e ter problemas para pensar de forma clara. Muitas vezes, começa de repente no início da idade adulta, não há cura para esta doença, mas pode ser tratada.
  • Transtorno de Personalidade
    Pessoas que lutam com um transtorno de personalidade têm grande dificuldade em lidar com outras pessoas. Tendem a ser inflexíveis, rígidos e incapazes de responder às mudanças e exigências da vida.
  • Sindrome do Pânico
    É um episódio súbito de medo intenso que desencadeia reações físicas severas quando não há perigo real ou causa aparente. Podem ser muito assustadores. Você pode pensar que está perdendo o controle, tendo um ataque cardíaco ou mesmo morrendo.
bottom of page