top of page
Buscar
  • danieldesousafilho

Autismo, como identificar?

Nesse artigo te mostramos 6 testes para identificar austimo.


O diagnóstico de Transtornos do Espectro do Autismo é clínico, ou seja, o seu médico, preferencialmente em conjunto com uma equipe multidisciplinar fazem o diagnóstico a partir da história da criança e da família, bem como observando os comportamentos da criança.


Entretanto, alguns testes, escalas ou entrevistas podem, a depender da situação ser aplicados nos pais e/ou nas crianças para AUXILIAR no diagnóstico. Vejam bem: tais instrumentos são de apoio, e sozinhos não fazem o diagnóstico! Dito isso, podemos falar um pouquinho deles:


ADI-R

ADI-R é a sigla para Autism Diagnostic Interview-Revised ou Entrevista Diagnóstica para o Autismo Revisada. Trata-se de uma entrevista diagnóstica semiestruturada que dura cerca de duas horas para ser aplicada no principal cuidador da criança com hipótese de TEA. Tem o objetivo de fornecer uma avaliação ao longo da vida de uma série de comportamentos relevantes para o diagnóstico diferencial de TEA em indivíduos a partir dos 5 anos até o início da idade adulta e com idade mental a partir dos 2 anos de idade. Exige treinamento e autorização para ser aplicado!


CARS

CARS é a sigla para Childhood Autism Rating Scale ou Escala de Avaliação do Autismo na Infância. Trata-se de uma escala com 15 itens que auxiliam o diagnóstico e identificação de crianças com autismo, além de ser sensível na distinção entre o autismo e outros atrasos no desenvolvimento. A sua importância é baseada na capacidade de diferenciar o grau de comprometimento do autismo entre leve, moderado e severo.


ABC OU ICA

O Autism Behavior Checklist (ABC) é uma lista contendo 57 comportamentos atípicos (Krug et al., 1980). No Brasil, a lista foi traduzida, adaptada e pré-validada com o nome de Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA) (Marteleto & Pedromônico, 2005). A lista foi concebida para a triagem inicial de crianças suspeitas de ter TGD e foi padronizado, por meio das observações dos professores das crianças.


ASQ OU SCQ

O Social Communication Questionnaire (SCQ) ou Questionário de Comunicação Social, anteriormente chamado de Autism Screening Questionnaire (ASQ) ou Questionário de Rastreio do Autismo foi desenvolvido por Rutter e Lord e é formado por uma seleção de 40 perguntas respondidas pela principal cuidador de crianças a partir de 4 anos. Derivada da versão revista do ADI.


ADOS

O Autism Diagnostic Observation Schedule-Generic (ADOS-G) ou Programa de Observação Diagnóstica do Autismo – Versão Genérica é uma avaliação semiestruturada da interação social, da comunicação, do brincar e do uso imaginativo de materiais para indivíduos suspeitos de terem algum transtorno do espectro do autismo (TEA). O cronograma de observações consiste em quatro sessões ou módulos de 30 minutos, cada um concebido para ser administrado a diferentes indivíduos, de acordo com seu nível de linguagem expressiva.


M-CHAT

O M-CHAT é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com objetivo de identificar traços de autismo em crianças com idade precoce (Antes dos 40

Meses de vida).


Cabe ressaltar que para utilização de muitas dessas escalas é necessário treinamento e não basta baixar na internet e aplicar no seu filho. É preciso, muitas vezes que um profissional habilitado aplique tais instrumentos.


Nesse caso, você deve procurar seu psicólogo, psiquiatra ou outro profissional habilitado e com experiência na área!

9.065 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page