top of page
Buscar
  • Foto do escritordanieldesousafilho

Síndrome de Boreout: A apatia no trabalho

Atualizado: 10 de mai. de 2019

O mercado de trabalho pode ser bastante tóxico e por mais que o emprego tenha se tornado sinônimo de privilégios, isso não significa que estaremos isentos dos problemas.


O que é Síndrome de Boreout?


A “Síndrome de Boreout” é o estado de apatia, desânimo e desmotivação no trabalho e nas atividades laborais.


Na verdade, tal síndrome, ainda, não é descrita na Classificação Internacional das Doenças (CID), ou seja, não é reconhecida como uma síndrome médica.


Entretanto, sentimentos de desânimo, apatia, desatenção, desmotivação e distanciamento do trabalho são muito frequentes em trabalhadores pouco estimulados em suas funções, não valorizados, subestimados ou mesmo isolados no ambiente de trabalho.


A Síndrome de Boreout pode também afetar a vida pessoal. Isso porque dificilmente conseguimos separar a vida pessoal da profissional. Por conta disso, muitas vezes a síndrome pode levar a desenvolvimento de depressão.


Boring, do inglês, significa chato, entediante, enfadonho, aborrecido, por isso “Síndrome de Boreout”.


A Síndrome de Boreout é diferente da Síndrome de Burnout.


A Síndrome de Burnout, refere-se ao esgotamento físico e mental relacionado ao estresse e às pressões do trabalho.





Veja como evitar a Síndrome de Boreout:

1. Se permita fazer a auto-reflexão — Reflita sobre os motivos de estar neste trabalho e as metas a serem alcançadas.

2. Estabeleça metas profissionais — Ao estabelecer metas a serem alcançadas profissionalmente cria-se maior expectativa e propósito relacionada às atividades do dia a dia.

3. Tente algo novo — Experimente processos e competências diferentes dentro do seu papel na empresa.

4. Comemore os resultados — Sempre que os resultados forem alcançados comemore, é uma excelente forma de incentivar a alcançar as próximas metas.


5. Cuide de sua saúde mental — A desmotivação no trabalho pode estar associada à ansiedade, depressão, pânico e até mesmo a uso ou dependência de álcool e outras drogas.

⠀⠀⠀⠀

Caso você sinta que, mesmo com essas ações, o seu tédio no trabalho não esteja melhorando, procure a ajuda de um especialista para que um correto diagnóstico seja feito.



Transição de Carreira


Em alguns casos, a Síndrome de Boreout por ser um sintoma de uma problema maior.


Quando não encontramos propósito naquilo que estamos fazendo, começamos a nos sentir desmotivados, o que nos leva a apatia no trabalho.


A transição de carreira ou a mudança de carreira pode ser a chave para reencontra a motivação e entusiamos. Além de muitas vezes ser a oportunidade de trabalhar, com propósito, na sua verdadeira paixão.



2.666 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page